tribunadanoticia.com.br

Publicidade

sexta-feira, 20 de abril de 2012

CONTINUA O IMPASSE NA LEI QUE MODIFICA OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DAS FARMÁCIAS EM RESERVA


Se for aprovada, as farmácias poderão ficar até às 20h funcionando/ foto Alan Prodelik

O projeto dos vereadores Ricardo Hornung e Irene Aparecida que beneficia a população com a ampliação do horário de atendimento das farmácias, e fixa regras nos plantões, foi adiado para a próxima quinta-feira (26). Não houve consenso entre as partes na reunião de ontem  (19). Pelo projeto, os estabelecimentos ficariam abertos de segunda a sexta das 8h às 19h, e facultativo até às 20h. Aos sábados das 8h às 13h, e de mesma maneira, o farmacêutico poderá optar por continuar funcionando até às 19h. Na questão dos plantões, o responsável deverá ficar após o fechamento, até o dia seguinte.

Caso seja aceita, a farmácia que descumprir o horário terá penalizações, que vão de multas a cassação da licença do local. O tema foi discutido de maneira forte entre Ricardo Hornung e Wilson de Holliben. O veterano vereador discordou, dizendo que cabe o prefeito municipal alterar a situação. Mas acabou aceitando no fim a votar na próxima reunião. ‘’Eu acho que deveríamos chamar todos os profissionais da saúde para ver que cada um deles tem a dizer. Eles também são povo, pois a competência [de alterar horários] é do prefeito, somente dele’’, afirma Holliben.

Um dos autores da lei, Ricardo Hornung, argumentou na utilidade da Câmara de Vereadores, se não podem criar leis e agir em defesa do cidadão. ‘’Eu acho injusto um motorista ganhar R$ 700 e pagar R$ 10 em um remédio, por exemplo, que é tabelado pelo governo federal, aí acho injusto. Aí não podemos criar lei que vai ajudar a população aumentando um pouquinho o tempo do comércio, em apenas uma hora só. Então pra que serve o vereador? Só pra ganhar o salário no fim do mês.  Pra sair se divertir? Não para isso que fui eleito. Eu vou defender a população até quando eu puder’’, disse Ricardo.

A lei sofre grande rejeição pela maioria dos donos de farmácias, que alegam ser desnecessário o aumento de tempo, vai prejudicar no lugar de ajudar. ‘’ ’Vai ser uma lei facultativa que vai beneficiar outros e não o meu, vai ser perda de tempo. Pense: em inicio de mês todos trabalham bem, pois os clientes vão vir, mas um feriadão como o Ano-Novo ninguém vai querer trabalhar com ânimo e nem aquele cliente que vem em outros tempos não virá’’, opina farmacêutica Simone Reifur.

Já outros esperam o desenrolar da história para tomar medidas. ‘’Na verdade vai ser melhor para a população. Talvez para alguns funcionários não seja muito bom, aumentará a carga horária, mas para o povo será melhor. Ainda estamos esperando a lei entrar em vigor para ver as consequências reais, mas vamos participar caso seja necessário vamos melhorar as condições para os atendimentos’’, explica Fernando Hartmann. 

Os cidadãos concordam que será  de grande valor esse ganho de tempo. ‘’ muitas vezes, a gente precisa comprar algum remédio ou alguma coisa e tem que ficar atrás da farmácia de plantão, pouco depois das 6 horas’’, comenta Vanessa Caroline.
‘’Isso é um passo muito importante, poderia funcionar até mais tarde. Vai que ficou doente depois que fecham, e a de plantão não for perto de casa? Em um primeiro momento é um grande avanço’’, diz  Nicolau Stranoska.

Nenhum comentário:

Postar um comentário