tribunadanoticia.com.br

Publicidade

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM RESERVA ESTÁ AMEAÇADO COM A BAIXA PLUVIOSIDADE


Nível de água do Rio Maromba está reduzido mostra Ernani

A falta de chuvas está preocupando técnicos da empresa responsável pelo abastecimento de água da cidade. O nível das águas do Rio Maromba que abastece Reserva, esta bastante reduzido. O técnico da SANEPAR, Ernani Sobczak fala que não é só a cidade está sofrendo com a escassez de água, mas, isso também ocorre no interior do município. Segundo ele, uma das comunidade que está sendo prejudicada pela falta de chuvas, é a do Imbú.
Ernani que recentemente de maneira voluntária atendeu a comunidade, cuidando da potabilidade da mina que fornece água aos moradores locais, hoje, destaca que a mina está com sua capacidade de vazão muito baixa o que ocasiona a falta de água no local.
Além da baixa vazão, outro motivo que vem prejudicando o fornecimento de água no Imbú é um vazamento no reservatório de captação, causado por uma rachadura. Ernani complementa que no local a água é bombeada durante a noite inteira, para de manhã ter água armazenada o suficiente para atender a comunidade. A mina está quase seca completa.
De acordo com Ernani a captação e a distribuição de água no Imbu, é feita através de uma associação local. Segundo Ernani, a solução para este caso, é a perfuração de um posso artesiano feito com um estudo geológico do terreno para que assim seja encontrado o lençol freático. Mas, paliativamente, Ernani sugere que o problema pode ser amenizado com o conserto do reservatório que está rachado, o que a comunidade do Imbu reivindica junto à Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário