tribunadanoticia.com.br

Publicidade

quarta-feira, 20 de junho de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE DIVULGA NÚMEROS DAS VACINAÇÕES CONTRA PÓLIO E A GRIPE EM RESERVA


Campanha contra a pólio vai até 6 de julho/ Alan Prodelik

Atualização: 22/06/2012, às 9h15
A campanha de vacinação contra a poliomielite que está ocorrendo em todo país, que teve seu inicio no último sábado (16) conseguiu atingir os 95% da meta de crianças de zero a cinco anos em Reserva, lembrando que era o número projetado, segundo novo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde  nesta quinta-feira (21). Contra a gripe, o número ficou na margem aceitável acima de 80%, o resultado foi de 83% até o último relatório.

Ambos os dados vão sofrer mudanças, já que ainda a campanha da pólio está acontecendo até a primeira semana de julho, e contra a gripe, as crianças que receberam a primeira dose deverão receber o reforço.  Em números reais, mais de 1.616 meninos e meninas receberam a vacina contra a paralisia infantil, sendo que  o recomendado são 2.148 crianças. Reinaldo de Andrade, enfermeiro da Secretaria de Saúde, explica que é um número considerável para o inicio das ações de imunização. Mas com ressalvas.

‘’A campanha vem transcorrendo tranquilamente desde o primeiro dia.  Até 6 de julho, que é a data final da campanha, pretendemos atingir os 95%. Acho difícil chegarmos aos 100% por divergências entre a população informada pelo Ministério da Saúde e a cadastrada pelos Agentes Comunitários de Saúde, pois, trata-se da população que realmente atendemos. Tal divergência populacional representa de 50 a 60 crianças, pois, essa população informada pelo Ministério da Saúde tem como base o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], onde em muitas situações trata-se de uma população construída por amostragem, diferentemente do Agente Comunitário de Saúde que é visita casa a casa, ’’, esclarece Andrade.

O valor da campanha para mães ou parentes de recém-nascidos ou já maiores é em protegê-los, isso pesa na hora de ir ao posto de saúde. ‘’É de grande importância levar o bebê, pois proteger ele é fundamental para saúde no futuro’’, conta Eunice Miranda, segurando o neto de 29 dias.

Durante esta semana está havendo vacinação em comunidades do interior como Palmital, Botocudos, Sabugueiro e Campina Bela. Devido aos treinamentos para os funcionários na semana passada, motivou a distribuição desde segunda-feira (18).

Gripe

Mais de 3 mil vacinas foram feitas em Reserva para os grupos de risco entre crianças a idosos acima de 60 anos. Ainda há estoque reservado de vacinas para a segunda etapa das crianças. É recomendado que após 30 dias da primeira vacina, já deve ir aos postos de saúde tomar a dose extra.

Um comentário: