tribunadanoticia.com.br

Publicidade

sexta-feira, 22 de junho de 2012

JUSTIÇA AUTORIZA REGISTRO COM DUPLA PATERNIDADE

Artigo enviado pelo Advogado Josemar Junior Santos.




A Justiça de Jacareí acolheu no último dia 29 pedido de duas mulheres para que criança gerada por fertilização in vitro possa ser registrada com dupla maternidade. As requerentes são casadas formalmente e se submeteram ao procedimento em que coletaram os óvulos de ambas.

 Eles foram fertilizados por sêmen doado, sendo então formados embriões viáveis, transferidos para o útero de uma delas. Os embriões foram escolhidos pelos médicos em razão da maior viabilidade da gravidez, pouco importando de qual das duas eram provenientes.


Diante da peculiaridade do caso, o oficial de Registro Civil e das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Jacareí consultou o juiz corregedor permanente da comarca, Fernando Henrique Pinto, sobre a lavratura do registro de nascimento da criança.
De acordo com o magistrado, havendo viabilidade jurídica da união estável e do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, e sendo comum o uso de técnicas de reprodução assistida por casais heterossexuais, nada impede - nem pode impedir, sob pena de violação dos princípios constitucionais - que as requerentes, civilmente casadas, tenham acesso e façam uso das mesmas técnicas científicas, para gerar desejados descendentes.
Fernando Henrique também menciona que outras decisões judiciais já reconheceram a dupla maternidade e destaca que, se houver ineditismo no caso, seria o reconhecimento originário pelo próprio Registro Civil das Pessoas Naturais, sem a necessidade de processo de adoção. A decisão determina ainda a complementação do registro de nascimento da criança, para fazer constar como mães, tanto a mulher que a gerou quanto a mulher cônjuge da gestante.

Josemar Junior Santos
Advogado – OAB/PR 55.211

Um comentário:

  1. Essa materia deveria intitular se , justica aprova registro com dupla maternidade , ja que se trata de duas maes e nao dois pais.

    ResponderExcluir