tribunadanoticia.com.br

Publicidade

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Tibagi recebe exposição grande sertão veredas

Já está aberta para visitação na casa da cidade de Tibagi a exposição Grande Sertão Veredas do escritor brasileiro João Guimarães Rosa. São 9 painéis que contam a história da obra e de seu autor. A exposição organizada pela Biblioteca Pública do Paraná fica em Tibagi até o dia 25 deste mês. Depois segue pelo estado. O objetivo é que a exposição percorra os 399 municípios paranaenses.
João Guimarães Rosa*
Guimarães Rosa é considerado pelos críticos literários um dos três maiores escritores brasileiros, ao lado de Machado de Assis e Graciliano Ramos. No Brasil, nunca um conjunto de obras foi tão estudado pela classe acadêmica como o dele. Sua produção literária é caracterizada por um forte rebuscamento da linguagem: uma linguagem que reproduz a fala do sertanejo em sua sintaxe, sua melodia e sua subjetividade; uma linguagem que reinventa palavras, fundindo aleatoriamente radicais de línguas diferentes; uma linguagem que, como o próprio Guimarães definiu, é “um idioma próprio, meu”.
Grande Sertão: Veredas*
O livro é ambientado no sertão mineiro e é narrado em primeira pessoa por Riobaldo, o protagonista da história. Ele conversa o tempo todo com um interlocutor que nunca se manifesta, e cuja participação só é sugerida pelas respostas do sertanejo. Esse interlocutor parece ser um doutor, um homem letrado, talvez o próprio Guimarães Rosa. Na conversa, a personagem expõe impressões que teve de acontecimentos de sua vida no sertão, e sobre temas metafísicos, como a existência ou não do diabo. Tudo isso, somado ao tratamento minucioso que o escritor confere à linguagem, origina uma obra de arte que é um primor em originalidade e universalidade.

* Texto e informações de João Serpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário