tribunadanoticia.com.br

Publicidade

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Caminhos do Tibagi é transformado em território

O secretário de agricultura do Paraná Valter Bianchini esteve em Tibagi na tarde dessa quinta-feira (18), para participar do lançamento do território caminhos do Tibagi. Segundo ele, a organização dos municípios por territórios facilita a liberação de recursos e aumenta os investimentos nas áreas determinadas. “Não só o Governo Federal e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, mas também o Governo do Paraná tem discutido seu programa de investimentos através de organizações territoriais. Isso permite que os projetos que tenham boa qualidade e contemplem ações que beneficiem os municípios recebam recursos de vários órgãos e instituições”, afirma.

Além do secretário, participaram também do evento prefeitos de 4 municípios e representantes da Emater, Iapar, Fetraf-sul, UEPG, Banco do Brasil, agricultores e profissionais dos 8 municípios envolvidos.

Pela manhã, os participantes ingressaram em um fórum de discussões, onde puderam apresentar ações do pré-território que já foram implantadas nos municípios e levantar informações que possibilitem a elaboração de novos projetos. O evento marcou a última reunião do pré-território caminhos do Tibagi, que desde 2003 é responsável por articular ações nos municípios de Curiúva, Figueira, Ortigueira, Imbaú, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. Juntos, os municípios já desenvolveram projetos de beneficiamento de leite, apicultura, fortalecimento de assistência técnica rural, beneficiamento de café e o programa profissional cidadão, que visa qualificar a mão-de-obra.

À tarde o Prefeito de Tibagi Sinval Silva (PMDB), apresentou um rápido relato sobre as ações que já foram desenvolvidas pelo pré-território e também um cronograma que deve nortear as discussões de um plano territorial. Até julho do ano que vem este plano já deverá estar elaborado. “A partir de agora os prefeitos e representantes desses municípios precisam se articular e apresentar os projetos. Quanto antes isso acontecer, melhor para a região que receberá investimentos”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário