tribunadanoticia.com.br

Publicidade

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

MDA oficializa território caminhos do Tibagi

A oficialização que acontece nesta sexta-feira em Tibagi vai possibilitar aumento de recursos para projetos de municípios que fazem parte do território.

O ministério do desenvolvimento agrário (MDA) deve investir pesado em projetos e ações conjuntas que objetivam desenvolver os municípios que fazem parte da microrregião de Telêmaco Borba.

Prova disso, é a oficialização do Território Caminhos do Tibagi que acontece nessa sexta-feira. Durante o evento, que contará com a presença do secretário de agricultura do Paraná Valter Bianchini e do delegado federal do MDA para a região sul Reni Denarti, serão apresentados projetos e anunciados investimentos. “O pré-território caminhos do Tibagi existe desde 2003 e envolve projetos em 8 municípios. A oficialização, que modificada a nomenclatura de pré-território para território, é um reconhecimento de que as ações nesses 4 anos têm dado certo. Na prática, a oficialização permitirá mais recursos para a região”, avalia o Prefeito de Tibagi, Sinval Silva (PMDB).

Os municípios de Curiúva, Figueira, Ortigueira, Imbaú, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania, fazem parte do “caminhos do Tibagi” e desenvolvem em parceria projetos de beneficiamento de leite, apicultura, fortalecimento de assistência técnica rural, beneficiamento de café e profissional cidadão, que visa qualificar a mão-de-obra. Pelo menos uma vez por mês representantes de todos os municípios participantes se reúnem para discutir quais serão as diretrizes adotadas e para verificar quais os projetos que necessitam de mais investimentos. De acordo com Terezinha Sandri, gerente regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) em Ponta Grossa, a oficialização do território caminhos do Tibagi permitirá a liberação de muitos recursos para a região, mas que dependem do comprometimento da sociedade e de líderes políticos. “Os recursos existem, mas precisam de bons projetos e de vontade política para serem liberados”, afirma.

O evento desta sexta-feira em Tibagi acontece a partir das 9 horas na Secretaria Municipal de Educação. A abertura oficial está programada para às 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário