tribunadanoticia.com.br

Publicidade

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Governador nomeia novo secretário estadual da Saúde

Gilberto Martin foi nomeado ontem secretário estadual de saúde

O médico-sanitarista Gilberto Martin vai ocupar a Secretaria no lugar do pediatra Cláudio Xavier, que vai se afastar por 30 dias de suas funções. Xavier ocupa a pasta desde o início de 2003. “Há um extenso programa na Secretaria já iniciado e que deve ter continuidade”, afirmou Martin. Ele citou como exemplo a construção dos Centros de Saúde da Mulher e da Criança e os hospitais que estão sendo edificados, ampliados e reformados.

O governador Roberto Requião nomeou o médico-sanitarista Gilberto Martin para ocupar a Secretaria estadual da Saúde, no lugar do pediatra Cláudio Xavier, que vai se afastar por 30 dias de suas funções. Xavier ocupa a pasta desde o início de 2003. “Há um extenso programa na Secretaria já iniciado e que deve continuidade”, afirmou Martin. Ele citou como exemplo a construção dos Centros de Saúde da Mulher e da Criança e os hospitais que estão sendo edificados, ampliados e reformados.

Gilberto Martin nasceu no dia 28 de fevereiro de 1958, em
Catanduva-SP. Filho
de Mariano Berguio Martin e Joana Benaducci Martin, é casado com a médica Lígia Márcia Mário Martin e pai de Manoela e Beatris.

Formou-se em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1983. Especializou-se em Saúde Pública pela Fiocruz, em Gerontologia pelo Inbrape e mestrado em Saúde Coletiva pela UEL.

Na área pública, foi prefeito de Cambé de 1993 a 1996, secretário municipal de Saúde de Cambé, de 1983 a 1988, diretor da 17ª Regional de Saúde de Londrina em 2003 e superintendente de Gestão em Saúde de 2004 a 2007.

Como secretário municipal participou do processo da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e como prefeito foi uma das sete primeiras autoridades a receber da Unicef em 1996 o título de prefeito “Amigo da Criança”, devido a programas voltados para a redução da mortalidade infantil, educação na redução da evasão escolar, retirada de menores de rua e inclusão social.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário