tribunadanoticia.com.br

Publicidade

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Prefeitos da AMCG se reúnem em Tibagi

Sinval e o presidente da AMCG, Altamir Sanson

O prefeito de Tibagi, Sinval Silva (PMDB) foi o anfitrião da reunião da associação dos municípios dos campos gerais (AMCG) realizada nessa sexta-feira (5). Oito prefeitos que fazem parte da associação participaram do evento que aconteceu no Teatro Municipal da cidade.

Antes do encontro oficial, os prefeitos se reuniram a portas fechadas. O principal assunto tratado na sala de reuniões da prefeitura de Tibagi foi a respeito da construção de uma sede para o consórcio de saúde da entidade. “O nosso consórcio tem um grande potencial, ajuda muitos municípios e oferece atendimento de qualidade a preço baixo. Por isso, queremos construir uma sede estruturada onde médicos contratados pela AMCG possam ter espaço e equipamentos adequados para atender pacientes dos municípios conveniados, avalia o presidente da entidade e prefeito de Palmeira Altamir Sanson. Segundo ele, a proposta foi bem aceita pelos prefeitos.“Todos concordaram com a iniciativa”.

Na reunião oficial, aberta à imprensa e ao público, o auditor fiscal da Receita Federal em Ponta Grossa, Demétrius de Moura Soares apresentou durante meia hora diretrizes do programa nacional de educação fiscal. De acordo com ele, o objetivo do programa é levar educação e combater a sonegação fiscal. “O Brasil arrecada hoje em impostos a mesma quantidade que é sonegada. Esse dado quer dizer que se não combatermos a sonegação fiscal jamais conseguiremos diminuir a carga tributária do país. A maneira mais eficaz de combater a sonegação é através da educação. Os municípios precisam se conscientizar sobre essa situação e promover campanhas nos bairros e em escolas”, afirma.

A estruturação da agência de desenvolvimento regional dos campos gerais também ganhou espaço nas discussões. O professor universitário Nelson Canabarro levantou a necessidade de organização dos municípios para constituir a agência na região. “Os municípios precisam se unir e se organizar regionalmente e por afinidade para conseguirem mais recursos”, garante.


Caminhos do Tibagi

O prefeito de Tibagi Sinval Silva aproveitou a ocasião para anunciar que o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), oficializou o Território “Caminhos do Tibagi” e o inseriu em programa maior conhecido por “Territórios da Cidadania”. “O pré-território caminhos do Tibagi é formado por 8 municípios e existe desde 2005. Representantes das cidades se reúnem mensalmente para discutir projetos de desenvolvimento em conjunto. A transformação do pré-território em território demonstra que grande partes das ações estão dando certo. Esse reconhecimento vai resultar em mais recursos para a região”, diz.

Os municípios de Curiúva, Figueira, Ortigueira, Imbaú, Reserva, Telêmaco Borba, Tibati e Ventania, fazem parte do “caminhos do Tibagi” e desenvolvem em parceria projetos de Beneficiamento de Leite, Apicultura, Fortalecimento de ATER, Beneficiamento de Café e Projeto Profissional Cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário