tribunadanoticia.com.br

Publicidade

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TRINTA POSTOS SÃO ATUADOS NO PR POR FALTA DE LICENÇA AMBIENTAL


Trinta postos de combustíveis foram autuados no Paraná por não possuírem licença ambiental, entre os 49 vistoriados até o início desta tarde (08/11) durante a operação conjunta do Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente, e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O objetivo da ação foi verificar se os estabelecimentos possuíam ou não licença ambiental.
 Além de estabelecimentos em Curitiba e região, foram fiscalizados e autuados postos em Londrina, Ponta Grossa e Litoral (confira os números na tabela abaixo).

 A escolha dos estabelecimentos foi aleatória e os postos autuados têm prazo para se adequar, caso contrário podem ser multados e, em caso de reincidência, terão o registro de funcionamento cassado pela ANP. A ação foi iniciada na última terça-feira e encerrada hoje (quinta-feira).
 O promotor de Justiça Sérgio Luiz Cordoni, da Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente, explicou que a ausência de licença configura crime, previsto na legislação ambiental.
 Segundo o responsável pelo escritório da ANP em São Paulo e Paraná, Alcides Amazonas, o número de autuações surpreende, pois representa cerca de 60% dos locais visitados.
 Ainda em relação aos combustíveis, mas em relação aos preços, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba e o Procon-PR solicitaram esta semana ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) a realização de análise do aumento no valor dos combustíveis verificado em grande parte dos postos da capital, às vésperas do feriado de 2 de outubro. A Promotoria também determinou ao Setor de Auditoria do próprio MP-PR a realização de levantamento de preços, com base nos dados disponibilizados pela ANP, para verificar a evolução do valor de compra na distribuidora, revenda nos postos e margem de lucro aferida.

Postos visitados                                  autuados por falta de licença

Curitiba               13                                 7
Campos Gerais    13                                10
Litoral                  12                                8
Londrina              11                                5
TOTAL                49                              30

Nenhum comentário:

Postar um comentário