O Ministério Público do Paraná faz, na próxima
segunda-feira, 19 de novembro, o lançamento regional da campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”.
Criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Estratégia
Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP), com o apoio da Secretaria
Nacional de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça, a campanha tem o objetivo
de combater os homicídios cometidos sem reflexão e aqueles que ocorrem após
desentendimentos banais.
O lançamento no Estado será realizado às 10h, no Colégio
Estadual Aníbal Khury Neto (Rua Avelino Mantovani, 430), no bairro Uberaba, em
Curitiba, com estimativa da presença de cerca de 500 pessoas da comunidade, além
de autoridades estaduais. Participarão do lançamento o procurador-geral de
Justiça, Gilberto Giacoia; o vice-governador e secretário de Educação do Estado
do Paraná, Flávio Arns; a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos,
Maria Tereza Uille Gomes, o secretário de Estado de Segurança Pública, Cid
Marcus Vasques, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Onésimo
Mendonça de Anunciação, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção
Paraná, além do coordenador estadual da campanha “Conte até 10”, promotor de
Justiça Paulo Markowicz de Lima.
Ações - A campanha estadual deve envolver juízes e promotores,
com ações nas comunidades, no intuito de conscientizar que mesmo os conflitos
mais banais podem levar ao homicídio. Em Curitiba, neste mês e em dezembro, o
Ministério Público já programou palestras em associações de moradores,
localizadas em bairros onde estão instaladas Unidades Paraná Seguro (UPS).
"Estão previstas palestras do “Conte até 10” nas escolas, principalmente de
ensino médio, pois os índices de homicídios tendo jovens como vítimas têm
crescido assustadoramente nos últimos anos", afirma o promotor de Justiça Paulo
Markowicz de Lima. "O objetivo é prevenir o confronto na convivência cotidiana
que possa levar ao crime. Propor que se conte até dez antes de começar uma briga
ou discussão. Divulgaremos o tema em reuniões de associações de moradores,
proferiremos palestras em escolas, bem como envolveremos os meios de comunicação
e associações comerciais e sem fins lucrativos, com a finalidade de diminuirmos
os índices de crimes com conteúdo de violência com origem em discussões
familiares, conflitos entre aluno e professor, desentendimentos entre motoristas
no trânsito, etc.".
Apoio de esportistas - A campanha, lançada
nacionalmente no dia 8 de novembro, em Brasília, conta com o apoio dos lutadores
de MMA Anderson Silva e Júnior Cigano, bem como dos judocas Leandro Guilheiro e
Sara Menezes, que cederam suas imagens e gravaram vídeos nos quais falam que,
mesmo sendo muito preparados para enfrentar qualquer briga, "contam até 10",
pois a raiva passa e a vida fica. No Estado, o lutador paranaense de MMA
Maurício “Shogun” Rua também contribuirá com a campanha. Há também jingles que
serão veiculados nas emissoras de rádio. "A ideia foi realizar uma
campanha que prestigiasse e valorizasse a vida", disse a conselheira Taís
Ferraz, coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp, no dia do lançamento
nacional da campanha. Segundo ela, os atletas foram convidados porque cultivam
uma atitude de paz em suas vidas pessoais.
Dados - No lançamento nacional da campanha, o procurador-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, Roberto Gurgel, apresentou dados compilados pelo Conselho relativos a 16 unidades da federação, que mostram que, na maior parte dos estados, mais de 50% dos crimes de homicídio resulta de ações impulsivas ou são cometidos por motivos fúteis.
No Paraná, estimativa feita a partir de informações das Promotorias de Justiça ligadas à área criminal mostra que cerca de 21% dos casos de homicídio estão relacionados à motivação banal, conjugada com a embriaguez. Soma-se, ainda, a este número os crimes praticados em função de violência doméstica (7%) e os passionais (2%).
Veja o hotsite da campanha.
Veja e ouça os vídeos e jingles da campanha.
Assessoria de Comunicação
MP-PR
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