tribunadanoticia.com.br

Publicidade

terça-feira, 11 de maio de 2010

EM TIBAGI DOSES DA VACINA CONTRA A GRIPE A SERÃO SUFICIENTES PARA O ÚLTIMO GRUPO

Inicia imunização de adultos entre 30 e 39 anos
-

Começa nesta segunda-feira (10) a última etapa de vacinação contra a gripe Influenza H1N1 no Brasil. O último grupo contemplado pela campanha abrange adultos entre 30 e 39 anos. Em Tibagi, as unidades de saúde 18 de Março, Vila São José, Alto do Amparo, São Bento e Caetano Mendes vão oferecer as doses, além do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, até dia 21 de maio. Também continua em andamento a vacinação da segunda dose para crianças entre seis meses e dois anos e para gestantes.

Denise Schwab, médica da Vigilância Epidemiológica do município, conta que há doses suficientes em Tibagi para vacinar o último grupo e ainda para complementar a imunização das crianças e gestantes. “Os demais grupos, de 20 a 29 anos, idosos e portadores de doenças crônicas não serão mais vacinados. Seu prazo já encerrou”, assegura.

A médica diz que entre os idosos, a vacinação contra a Influenza Sazonal passou de 100% da meta, que era abranger 80% da população acima de 60 anos. “Tivemos mais de 90% de presença dos idosos”, informa. Já o grupo entre 20 e 29 anos foi o de menor participação. “Infelizmente, nessa faixa etária, apenas 70% da população compareceu”, reclama.

Gestantes e crianças também registraram mais de 90% de adesão, o que ultrapassa a meta recomentada pelo Ministério da Saúde. “Mas as mães devem ficar atentas porque a segunda dose das crianças ainda deve ser aplicada nesta etapa da campanha”, acrescenta.

Denise ressalta que a escassez de vacinas relatada em todo o país e que acometeu municípios da região também teve efeitos na cidade. “No último sábado teríamos o dia de intensificação da vacinação de idosos mas não foi possível fazer porque já tinha acabado nosso estoque. No entanto, para esse público obtivemos a meta estipulada”, explica. Ela atribui a falta de doses ao mau uso da vacina em todo o Brasil por pessoas que se apresentaram como portadores de comorbidades crônicas sem comprovação. “Esperamos que isso não se repita ano que vem”, diz.

A médica ainda alerta sobre a oferta da vacina em redes particulares. “É imprescindível que se procure por farmácias referenciadas para o fornecimento. Não acredite em propagandas que indicam preços mais baixos”. Ela reforça que a vacina é segura, não apresenta reações importantes e que e-mails falsos carregando vírus estão sendo espalhados pela internet para gerar dúvidas. “E o mais importante é lembrar das medidas de prevenção. Lavar as mãos, usar o álcool em gel, evitar aglomerações desnecessárias e coibir a disseminação do vírus cobrindo a boca e o nariz ao espirrar ainda são hábitos fundamentais”.

Brasil

O Brasil já atingiu a marca de 47,5 milhões de pessoas imunizadas contra a gripe Influenza H1N1, esse número representa 81% do público-alvo dos grupos convocados até o momento. O balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1 foi apresentado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na sexta-feira, 7.

Segundo o panorama, todos os profissionais de Saúde foram vacinados. A cobertura também é de 100% entre crianças maiores de 6 meses a menores de 2 anos. Entre os portadores de doenças crônicas 82% receberam a vacina, inclusive idosos. A população indígena, que ainda está sendo vacinada, tem cobertura de 75%. O grupo dos adultos de 20 a 29 anos já está perto de atingir a meta de 80%. Já as gestantes estão em 63%. De acordo com o ministro, é preciso acelerar e insistir para as mulheres se protegerem em qualquer fase da gestação. A vacina é segura e a única maneira de se proteger contra a doença.

Quem deve se vacinar até dia 21:

- Gestantes


- Crianças de seis meses a dois anos – segunda dose


- Adultos de 30 a 39 anos

Mais informações:

Vigilância Epidemiológica (42) 3916-2166

Nenhum comentário:

Postar um comentário