tribunadanoticia.com.br

Publicidade

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Novo presidente quer manter bom relacionamento

Clair da Silva sonha com industrialização da cidade

-

A principal meta de Clair da Silva (PTB) como novo presidente da Câmara de Vereadores de Tibagi é manter o bom relacionamento com os demais vereadores e com o poder Executivo. Ele foi eleito em dezembro, por unanimidade entre os oito colegas, como líder da Mesa Executiva para suceder Luiz Carlos Taques Ribeiro (PMDB). “Vamos correr atrás juntos. Sempre vou trabalhar para o bem do município”, garantiu em entrevista no programa Bom Dia Tibagi na Rádio Itay nesta quinta-feira (6).

Sua atividade como presidente inicia em 15 de fevereiro, quando a Casa volta do recesso, e segue até 31 de dezembro, ao lado de Rangel Hornung (DEM) como vice, Vilson de Lima (PMDB) na primeira secretaria e Carlos Alberto dos Santos (PP), o 'Borsudo', como segundo secretário.

Aos 46 anos, no sexto ano de legislatura, Clair confessa estar honrado com a posição conquistada. “Eu sou um homem simples”, justifica o vereador que foi recordista de votos em 2004, quando obteve 635 aprovações em urnas – o mais votado na história do município. Em 2008, Clair se manteve na cadeira com 351 votos e em 2010 ocupou a segunda secretaria da Mesa.

Mas a carreira política iniciou bem antes, conta o empresário da construção civil. “Nasci no distrito de Barro Preto, que antes pertencia a Tibagi [hoje município de Ventania] e meu pai tinha uma ferraria, lidava com carroças. Depois o prefeito Homero [Talevi Campos] chamou meu pai para trabalhar na cidade e nos mudamos. Foi ele quem me colocou na política”, relembra.

Com os pais e os quatro irmãos na cidade, Clair não poderia estudar muito porque precisava trabalhar. Concluiu apenas o ensino fundamental e foi no ramo da construção que aos poucos se tornou uma liderança comunitária. “Fui vendo a política passar até que seu Homero me chamou pra ser candidato, pra fortalecer o partido. Não me elegi na primeira vez”, relata. Eleito na segunda tentativa, o homem simples queria transformar o mundo. “Antes de ser vereador eu também pensava que poderia mudar tudo, mudar Tibagi. Depois a gente vê que vereador não tem tanto poder assim. Quem muda é o Executivo”, revela. Cheio de vontade de fazer leis, Clair teve outro baque quando assumiu seu posto de representante da população. “A gente chega lá e vê que aquelas leis já existem, falta só executar”.

No começo, fazia oposição ao prefeito Sinval Silva (PMDB), até perceber que somar forças era melhor negócio. “Falar mal do prefeito é fácil, mas fazer acontecer não é bem assim. Brigava muito com o prefeito e vi que não adiantava. Então começamos a nos entrosar e tudo melhorou”.

Dos principais projetos que marcam sua trajetória na política, Clair destaca as leis aprovadas referentes à formação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Acamarti), que gerencia o programa Recicla Tibagi, e da Associação Habita Tibagi, responsável pelo programa EcoMoradia. “São programas 100%, que nos dão muito orgulho. A gente fica alegre de aprovar o projeto e ver ele acontecer. A Câmara sempre tá junto”, pontua.

Em relação ao último ano, o edil enaltece o trabalho do 'vereador Luizão' à frente da Casa e diz que foi uma presidência de transparência e ética. “Tenho só a agradecer aos meus companheiros e ao professor Luizão”.

A articulação política é essencial não apenas no âmbito municipal, assegura Clair. “Sempre tive um bom relacionamento também com os deputados que representam a região e o meu deputado é o Alexandre Curi (PMDB), que sempre me apoiou em tudo o que precisei. Ele já trouxe muitas coisas para o povo simples, além das grandes obras”.

Sonhos

Apesar de ver suas vontades limitadas pela estrutura de poder público, Clair ressalta que não desiste de seus sonhos para transformar a vida das pessoas, especialmente das que como ele são “mais simples”. “O meu sonho é ver aquele distrito industrial cheio. Tibagi ainda vai ter várias indústrias”, almeja, contando que planeja visitar cidades em que a implantação de pequenas indústrias deu certo. “Quero saber onde funciona bem a fábrica, como funciona e trazer o exemplo pra Tibagi”.

Na sua avaliação, as maiores necessidades da comunidade são trabalho e habitação. “É o que mais as pessoas me pedem: emprego e casa”.

Pai de dois filhos, Clair faz questão de proporcionar aos seus o estudo completo que ele mesmo não pôde ter. “Não deixei meus filhos pararem de estudar e não vou deixar enquanto não se formarem”, indica, lembrando que educação é também uma das prioridades mais cobradas da Prefeitura.

Presidência

A primeira medida de Clair como presidente da Câmara foi exonerar todos os servidores em comissão. “Preciso antes acertar algumas coisas para começar a trabalhar. Exonerei todos os cargos e agora vou começar a recontratar aqueles que eu considerar realmente necessários”, afirma.

Quanto à fama de bonzinho, o presidente alerta: “vou ser bonzinho só quando for para o bem do município. Quando tiver que bater de frente, vou bater”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário