tribunadanoticia.com.br

Publicidade

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Abertas 40 vagas em cursos gratuitos de pedreiro e informática

Inscrições devem ser feitas na Agência do Trabalhador até dia 14

-

Em parceria com o Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e Sesi/Senai, a Agência do Trabalhador de Tibagi oferta mais dois cursos de qualificação profissional inteiramente gratuitos. As inscrições estão abertas para 15 vagas na segunda turma de Auxiliar de Manutenção Predial (Pedreiro) e outras 25 no curso de Auxiliar em Informática. Quem deseja se inscrever deve procurar a Agência do Trabalhador (avenida Manoel das Dores, 1619) com RG, CPF e comprovante de endereço até dia 14. O telefone para mais informações é (42) 3275-3455. As aulas nas duas qualificações devem iniciar já no dia 17 deste mês e são voltadas especialmente a trabalhadores desempregados e a quem procura o primeiro emprego, maiores de 16 anos. Cintia Munhóz, gerente da Agência do Trabalhador, comenta que a qualificação de Auxiliar de Manutenção Predial ofertada no ano passado foi importante para a colocação de trabalhadores no mercado, mas que a procura por este tipo de mão de obra ainda é grande. “Então solicitamos novamente e a Fiep nos atendeu para formarmos esta segunda turma. Quem participar, certamente vai gostar porque termina o curso com uma profissão cada dia mais requisitada”, afirma. Quanto à qualificação em informática, a gerente argumenta que muitos jovens em busca do primeiro emprego e mesmo adultos que querem uma oportunidade de trabalho administrativo esbarram na falta de conhecimentos básicos na área. “Hoje a maioria das empresas que ofertam vagas exigem um mínimo de conhecimento com programas básicos. Este curso funciona também como uma forma de inclusão digital”, acentua.

Pedreiro

Parte do programa O Caminho da Profissão, do Sesi/Senai, o treinamento de pedreiros tem dez horas/aula por dia, de manhã e à tarde, com conteúdo teórico e prático distribuído em três semanas de atividades. A parte prática será desenvolvida na própria Agência de Trabalhador, onde obra de ampliação da estrutura é o próprio laboratório. O programa da qualificação prevê 40 horas de atividades teóricas com aulas sobre saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, relações interpessoais e ética e cidadania. O conteúdo prático inclui noções sobre todo o processo de construção civil: alvenaria, carpintaria, hidráulica, elétrica e pintura. Ao todo, são 160 horas de aulas. A escolaridade mínima exigida é a quarta série do ensino fundamental. Ao final, cada aluno ainda recebe um kit de ferramentas básicas.

Informática

A Matriz Curricular desta formação profissional prevê 112 horas de atividades que iniciam com introdução à informática no sistema operacional Windows, em aulas sobre as tarefas do Windows Explorer, como trabalhar com pastas, painel de controle, Word Pad, Paint e calculadora. A segunda parte contempla instruções sobre os programas Word, Excel e Power Point. O curso ainda treina a digitação e navegação na Internet. O kit de ferramenta do curso de Auxiliar em Informática contém um pendrive com interface USB e capacidade de armazenamento de 2Gb. As aulas serão nos quiosques da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário