tribunadanoticia.com.br

Publicidade

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Saúde: Superando a Depressão

Psicóloga Mary Letícia Setti Macedo Rosa.

Existem certos momentos da vida em que sentimentos negativos se fazem presente. Sentimentos negativos como a ansiedade, tristeza, irritação, podem ser ocasionados por uma situação difícil como a morte de um ente querido, a sensação de não ter atingido um objetivo pessoal, o fim de um relacionamento, desemprego, entre outros. Em algumas situações em que as pessoas passam por uma fase de tristeza, mais ou menos profunda, elas conseguem reorganizar seus sentimentos e voltar ao seu nível médio de bem-estar. Entretanto, há circunstâncias em que estas emoções persistem, por um longo período de tempo, impedindo ajustamento (adaptação) no desempenho das atividades profissionais, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Saúde Mental - DSM IV, os principais sintomas são: tristeza moderada, ansiedade, irritabilidade, preocupação, perda de concentração, perda da coragem, alterações no apetite ou peso, alterações no sono: insônia ou sono excessivo, alterações na atividade psicomotora, perda de interesse e prazer nas atividades que antes davam prazer, abandono das atividades usuais, sentimentos de culpa, dificuldade de concentração,ansiedade, fadiga crônica, sentimento de desvalorização pessoal ou culpa, pensamentos recorrentes sobre morte, ideação ou plano suicida. Estes sintomas prejudicam os relacionamentos pessoais e o bem-estar psicológico individual, nestas circunstâncias a tristeza poderá se transformar em Depressão.

Mas, perante as dificuldades da vida, como enfrentar estes momentos difíceis e superar o sentimento de tristeza? É de fundamental importância recorrer a um Profissional de Saúde Mental: Psicólogo e/ou Médico Psiquiatra. O Psicólogo poderá realizar todo um trabalho voltado para a adaptação da pessoa, aconselhamento, trabalhando auto-percepção, auto-estima, auto-conceito, auto-confiança, entre outras questões e o Médico Psiquiatra irá prescrever remédios para amenizar sintomas e realizar aconselhamento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, 8 a 20% das pessoas correm o risco de desenvolver Depressão ao longo da vida, desta maneira é importante investir em atitudes de prevenção da Depressão e promoção do bem-estar e felicidade, investir em atividades simples que evidenciam o sentido da vida: retome as atividades que gosta e que lhe dá prazer como passear, viajar, jantar com família e/ou amigos, realizar trabalho voluntário. Mantenha uma alimentação saudável e em horário regular, pratique exercício físico moderado e de acordo com sua preparação física, aprenda Técnicas de Relaxamento ou Respiração profunda, pois são reconhecidas pela Psicologia Corporal na intervenção da ansiedade, portanto servem para auxiliar no controle de um sintoma da depressão, evite álcool e drogas e se estiver em tratamento Terapêutico (Psicológico ou Farmacológico), continue com as indicações do Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta.  Valorize cada momento com atitude otimista, determine um objetivo de vida e seja feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário