tribunadanoticia.com.br

Publicidade

terça-feira, 18 de setembro de 2012

AGRICULTURA- INÍCIO DO PLANTIO DE TOMATE

Sergio Fumio Ouchi, Engenheiro Agrônomo em Reserva- PR.
 
Neste inicio de Setembro iniciou-se o plantio de tomate no município de Reserva- PR. Alguns produtores já levaram as mudas no campo no final de mês de Agosto, tentando antecipar a colheita no final de ano, com expectativa de garantir melhores preços. O plantio dessa primeira safra deve reduzir em torno de 30% em função de alguns fatores que levaram o produtor de tomate diminuir as áreas em relação ao ano passado, dentre elas o alto custo da Mão de Obra, os preços baixos pagos pelo tomate colhido na safra anterior devido a grande oferta no final do ano passado.
Para esta safra a expectativa é que os preços estejam bem melhores, já que nesse mês de agosto e inicio de setembro os preços atingem patamares bem acima do normal, ou seja, o tomate está sendo vendido à R$ 60,00 a caixa de 25 Kg. É óbvio, que esse preço é praticado no momento em função da falta do produto no mercado já que poucas regiões estão produzindo tomate nessa época. Por isso o produtor deve ficar atento, já que o fato dos preços estarem bem atraentes, outras regiões produtoras podem vir a aumentar a área nessa primeira safra e provocar uma grande oferta no final do ano.
Para esta safra a previsão de tempo indica chuvas dentro da normalidade para as estação de primavera e verão , influenciada pelo fenômeno El Nino que  esta se formando no Oceano Pacífico, e ajuda formar frentes frias que trazem junto volumes de chuvas  de boa intensidade atingindo toda a região Sul. Apesar de todas as lavouras utilizarem o sistema de irrigação as chuvas durante o desenvolvimento da planta é fundamental para atingir boas produtividades.
Portanto vamos torcer para que este ano o clima e os preços favoreçam o produtor de tomate que sofreram prejuízos consideráveis na safra passada, e possam assim movimentar a economia do nosso município.
                                                                
                                                                                                   Sergio Fumio Ouchi-Engº Agronomo   

Nenhum comentário:

Postar um comentário