tribunadanoticia.com.br

Publicidade

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

RESERVA- PR:: SAÚDE- ARTIGO DO FARMACÊUTICO JULIANO LENIAR

Farmacêutico Juliano Leniar.


ANTIBIÓTICOS
Desde Agosto de 1928, quando Fleming descobriu a penicilina, os antibióticos tem sido um dos medicamentos mais importante em nossas vidas, capaz de nos livrar de doenças antes mortais, e apresentam um único objetivo, combater somente as bactérias do nosso organismo, sendo de duas maneiras, interrompendo a sua reprodução (bacteriostáticos) ou exterminando-as (bactericida).

Um erro grotesco que ocorre hoje em dia é o abuso indiscriminado de antibióticos para problemas que na maioria dos casos não dependem de seu uso, como por exemplo, algumas gripes e resfriados onde somente antitérmicos e analgésicos já aliviam os sintomas. Outro grande problema é a interrupção do tratamento antes do término especificado pelo médico, por exemplo, se o médico pede para tomar durante 7 dias, no terceiro dia o paciente já se sente bem e pára de tomar o remédio, na verdade não chegou a eliminar todas as bactérias, e sim uma parte delas, e as que sobreviveram foram as mais resistentes àquele antibiótico, e como o tratamento foi interrompido, elas ficam ali vivas e se reproduzindo, sendo elas, cada vez mais resistentes ao medicamento, formando assim as superbactérias.
Um exemplo dessas superbactérias é a Mycobacter tuberculosis, causadora da tuberculose, hoje em dia o paciente deve tomar o medicamento durante 6 meses, como esses medicamentos causam efeitos colaterais e os sintomas da doença desaparecem antes do término do tratamento, muitos pacientes param de tomar o remédio antes dos 6 meses, como o objetivo é eliminar as bactérias e não os sintomas, se pararmos o tratamento as bactérias mais resistentes ficarão vivas pronta para outro ataque ainda mais forte. Outra superbactéria conhecida é a KPC, que já matou algumas pessoas no Brasil, o que ocorre é que essas superbactérias são super-resistentes aos antibióticos existentes no mercado, assim, esses usados não são capazes de eliminá-las ocasionando a morte do paciente, por isso cada vez mais a importância de se descobrir novos medicamentos mais potentes, mas se um dia isso não ocorrer estaremos vulneráveis ao ataque desses microorganismos, isto devido ao uso incorreto de medicamentos feitos para o nosso bem estar.
Para evitar esse uso abusivo de antibióticos, desde o dia 28 de novembro de 2010 esta sendo exigido a apresentação da receita médica para a compra desse tipo de medicamento (RDC 44 - ANVISA) a qual deve ser em duas vias, sendo uma retida na farmácia e outra ficando com o paciente, esta receita terá validade de 10 dias à partir do dia da consulta. O rótulo desses medicamentos também mudou. Na tarja vermelha do produto, está escrito "Venda Sob Prescrição Médica – Só pode ser Vendido com Retenção da Receita".
Para evitarmos problemas, é muito importante tomar o remédio do jeito que o médico orientar, durante um ciclo inteiro, mesmo depois de os sintomas já terem passado.
Juliano Leniar - Farmacêutico CRF/PR 14149

Nenhum comentário:

Postar um comentário