tribunadanoticia.com.br

Publicidade

terça-feira, 12 de abril de 2011

Programa Crescer, é selecionado pelo FSC como caso de sucesso de relação entre empresa florestal certificada e comunidade

O programa de educação continuada da Klabin, direcionado aos seus colaboradores do campo, foi um dos 5 casos escolhidos no mundo


O Programa Crescer da Klabin foi selecionado pelo FSC (Forest Stewardship Council) como um dos cinco casos de sucesso no mundo, e o único no Brasil, sobre a relação e cooperação entre empresas de florestas plantadas certificadas FSC e comunidades locais. A experiência da companhia com o programa será apresentada no workshop “Plantações Certificadas FSC e Comunidades Locais: Desafios, Atividades, Normas e Soluções” que será realizado entre os dias 11 e 13 de abril, em São Jose dos Campos (SP).


O evento, que reunirá um grupo internacional de representantes de comunidades, empresas florestais, pesquisadores e profissionais ligados à certificação florestal, se propõe a discutir as questões críticas para fortalecer os benefícios recebidos pelas comunidades locais das operações certificadas, minimizando os potenciais impactos negativos. Além disso, a principal proposta do workshop é identificar as melhores práticas, metodologias e ferramentas para facilitar a colaboração entre empresas certificadas e seus públicos locais.


Nesse contexto, o Programa Crescer, que é um projeto de educação continuada desenvolvido pela Klabin a partir de 2008 em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) para os colaboradores da companhia que trabalham na florestas da empresa nos estados do Paraná e Santa Catarina, foi selecionado pelo FSC e encaminhado para estudo e análise do Prof. Dr. Decio Zylbersztajn, professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Pensa (Centro de Conhecimento em Agronegócios) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, que será o responsável pela apresentação do caso durante o workshop.


O Programa Crescer envolve a apresentação, por meio de palestras dirigidas a colaboradores diretos e indiretos, de assuntos relacionados à qualidade de vida, crescimento profissional, questões ambientais, saúde etc., além de ser mais um canal de diálogo entre os colaboradores e a empresa. Segundo Ivone Namikawa, da área de Sustentabilidade Florestal da Klabin, “além do programa atuar com foco na mudança de comportamento dos colaboradores, por meio dos conceitos transmitidos nas atividades, a comunicação com esse público é extremamente importante para a empresa”.



Sobre a Klabin


A Klabin é a maior produtora de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais do País, além de ser a maior produtora de toras para serrarias e laminadoras. É também a maior recicladora de papéis e a principal exportadora do setor no Brasil.


Toda a cadeia produtiva da Klabin no Brasil possui a certificação FSC (Forest Stewardship Council) e a empresa é a única do setor de papel e celulose no país a possuir o selo para todas as cadeias de custódia de produção de papéis para embalagens (kraftliner e papelcartão), sacos industriais e embalagens de papelão ondulado. Isso significa que ela desenvolve suas atividades dentro de elevados padrões socioambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário