tribunadanoticia.com.br
Publicidade
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
SAÚDE- ARTIGO DO FARMACÊUTICO JULIANO LENIAR
Juliano Leniar é Farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde de Reserva.
Meu nome é Juliano Leniar, sou farmacêutico e trabalho no posto de saúde do município de Reserva, resolvi estar passando algumas informações relacionadas a melhoria da saúde de nossa população, espero sempre estar trazendo novas informações a cada edição do jornal, e para iniciarmos hoje vamos falar um pouco sobre diabetes.
Diabetes é uma doença que até agora não tem cura, mas existe tratamento, e inclusive gratuito através do SUS, ela é caracterizada pelo aumento anormal da glicose (açúcar) no nosso sangue podendo trazer várias complicações, dentre elas podemos destacar insuficiência renal, problemas visuais, problemas circulatórios, difícil cicatrizações entre outros mais. É uma doença que cada vez mais está afetando mais e mais brasileiros, cerca de 12% sofrem desse mal, um dos motivos que estão levando os brasileiros a sofrer desse mal seria a urbanização e a mudança no estilo de vida.
A Diabetes é separada em dois tipos, tipo 1 e tipo 2, a tipo 1 é aquela diabetes que necessita da insulina para normalizar o nível de açúcar do sangue, ela é caracterizada pela herança genética, normalmente iniciando-se na infância ou adolescência, atingindo cerca de 10% dos portadores de Diabetes.
A Diabetes tipo 2 é ocasionada normalmente por hábitos não saudáveis, sendo mais fácil de adquirir com o passar dos anos, quando estamos mais velhos, principalmente por pessoas obesas, hipertensas ( pressão alta ), e com colesterol alto, o uso prolongado de corticóides também pode ocasionar esse tipo de Diabetes.
Existe também a Diabetes gestacional, onde as mulheres desenvolvem quando estão grávidas, ocorre em cerca de 2 a 5% das mulheres grávidas, desaparecendo logo após o nascimento do bebê, mesmo assim deve-se ter cuidado, pois de 20% a 50% das gestantes que apresentam essa Diabetes pode ter a Diabetes tipo 2 mais tarde, e também pode ocorrer a elevação do peso do bebê.
Os principais sintomas da Diabetes são: aumento do volume urinário ( ir várias vezes ao banheiro durante o dia), muita sede com aumento da ingestão de líquidos , apetite aumentado, perda de peso e fadiga.
O tratamento consiste primeiramente em conscientização do paciente, que sem aderência não existe controle, uma alimentação adequada, evitar o sedentarismo praticando exercícios físicos, e medicamentos, que podem ser via oral ou injetável (insulina). Por isso uma maneira de prevenir a Diabetes tipo 2 é evitar o cigarro, álcool, manter o nível de colesterol baixo, emagrecer, praticar exercícios e uma dieta balanceada, ou seja, estilo de vida saudável.
Nosso município fornece hoje alguns medicamentos para controle da glicemia. Dos hipoglicemiantes orais temos: Glibenclamida 5 mg, Metformina 850 mg e Clorpropamida 250 mg.
Insulina temos 2 tipos: NPH e Regular, e também através de um programa do Governo conseguimos as insulinas Glargina, Detemir, Lispro e Aspart, para pacientes portadores de Diabetes tipo 1, então se alguém do nosso município fazer uso desse tipo de medicamento pode estar entrando em contato comigo no posto de saúde para tomarmos as devidas providências.
Juliano Leniar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário