tribunadanoticia.com.br

Publicidade

terça-feira, 30 de março de 2010

Fé, arte e emoção na Paixão de Cristo

História é revivida há mais de 50 anos em Tibagi
-
Nesta sexta-feira (2), à partir das 19 horas, a comunidade cristã tibagiana reviverá os últimos passos de Jesus na Terra desde a sua condenação até a morte e ressurreição. Mais de 60 pessoas da própria comunidade se transformam em atores, diretores, contrarregras e figurinistas. Envolvimento que visa levar aos fieis e visitantes a história da salvação da humanidade.
Há mais de 50 anos a história é revivida em Tibagi. O que iniciou com uma apresentação simples dentro da Igreja Matriz, hoje envolve grande engenharia e adequações de espaço e sonorização própria. Tanto trabalho para que na Sexta-feira Santa, tudo esteja impecável para a apresentação. Fieis de todo o município e da região param para assistir ao retrato de um dos maiores acontecimentos da história do cristianismo. O evento, além do caráter religioso, integra o calendário turístico da cidade e é realizado no Ginásio de Esportes Quirão.
“Durante toda a Quaresma esse grupo se reúne para ensaios e reflexões. Todos com um só objetivo: evangelizar. Queremos desta forma levar a mensagem de amor que Cristo deixou a cada um de nós”, enfatiza Ivonildo Santos, que interpreta Jesus Cristo há cinco anos na encenação.
O grupo teatral 'Exulte', da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, é responsável por reunir interessados da própria comunidade para participar da encenação. Durante o ano todo são realizados eventos para angariar fundos a fim de custear os gastos da peça. Com esses recursos são adquiridos materiais que auxiliam no figurino e cenário. Todo trabalho de produção do teatro é de exclusividade de seus participantes, que nesta última semana trabalham arduamente para sua conclusão. “Todo ano gastamos em média R$ 4 mil nos adereços e cenários. É um envolvimento muito grande para que o objetivo final seja alcançado”, destaca Isabel Santos, coordenadora do grupo.
A dramatização mostra desde a condenação de Jesus até sua passagem pelo calvário, onde é entregue às mãos dos pecadores e morte. A encenação da 'via crucis' tem com trilha sonora, efeitos especiais, cenário e vestimenta da época. A dedicação da população em manter essa tradição faz dessa festa uma das mais bonitas de Tibagi que é contemplada por muitos turistas.
Antes da encenação, procissão de Via Sacra com partida da Igreja Matriz, às 18 horas, conduz os religiosos até o Ginásio de Esportes Quirão, onde acontece o espetáculo.
Serviço:
Dia 2 de abril (sexta-feira):
18h – Procissão de Via Sacra com saída da Igreja Matriz;
19h – Encenação da Paixão de Cristo no Ginásio de Esportes Quirão.

Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Tibagi

Nenhum comentário:

Postar um comentário