tribunadanoticia.com.br

Publicidade

sexta-feira, 11 de março de 2011

119 KM SOBRE CADEIRAS DE RODAS

Cadeirantes se preparam para 2a edição do Projeto Tibagi Sem Limites II
Três para-atletas da APEDEF encaram desafio pelas rodovias entre Ponta Grossa e Tibagi
Nenhum desafio é grande o suficiente para intimidar quem tem força de vontade. Três cadeirantes para-atletas da Associação Ponta-grossense de Esportes para Deficientes Físicos (APEDEF) da equipe Noel repetirão um feito histórico: percorrer 119 km entre as cidades de Ponta Grossa e Tibagi, na região dos Campos Gerais no Paraná, em três dias de muito esforço e determinação. É a segunda edição do Tibagi Sem Limites, que além de realizar o sonho dos atletas, também mostra como as dificuldades podem ser superadas quando há espírito aventureiro.
O Projeto Tibagi Sem Limites II inicia na próxima quinta-feira (17) e encerra domingo (20) com ainda mais aventura no voo livre e rafting para os cadeirantes em Tibagi. “É a realização da etapa de um sonho de todo deficiente, superar limites”, comenta Noel Kostiurezko, idealizador do projeto e um dos para-atletas. “O Tibagi Sem Limites proporcionou em sua primeira edição, em 2006, a conquista do bem-estar social, físico e psíquico desses três aventureiros”, completa.
O objetivo é dar continuidade ao evento que ilustrou a capacidade da pessoa com deficiência em superar as mais diversas dificuldades no percurso sobre cadeiras de rodas. “Esperamos sensibilizar a opinião pública, a iniciativa privada, órgãos da imprensa, poder público e a comunidade em geral sobre a capacidade da pessoa com deficiência, buscando sua inclusão no mercado de trabalho e na sociedade”, ressalta Noel.
Além de Noel, participam do desafio os para-atletas Édson Ernani Mikos e Jorge Marcos Arruda, que completam a equipe Noel. A equipe de apoio conta com três ciclistas, que servem de staff aos cadeirantes, motorista, massagista, auxiliar geral e o responsável técnico Jean Leonardo Loss Machado. “Para mim é uma honra participar desse tão importante projeto de inclusão”, ressalta o técnico.

A partida será às 8h30 de quinta-feira (17) de Ponta Grossa pela PR-151. Em Carambeí, acontece o primeiro almoço. Na cidade de Carambeí, os para-atletas passam a primeira noite e o segundo dia. No sábado (19), partem pela PR-340 sentido a Tibagi, com parada para descanso no Parque Estadual do Guartelá. A chegada está prevista para as 16 horas de sábado no Calçadão do João Doca em Tibagi. No domingo, o dia terá ainda mais esportes de aventura.

Rafting e voo livre

A Operadora Guartelá Aventuras proporcionará aos para-atletas mais um momento de superação. O rafting no Rio Tibagi será na manhã de domingo (20), em seis quilômetros de adrenalina nas corredeiras que chegam ao nível três de dificuldade – a escala vai de um a cinco.

O Clube de Voo Livre dos Campos Gerais (CVLCG) e a Escola de Voo Livre Vento Norte também vão colaborar com o propósito dos desafiadores. Do Morro da Comuna, uma das principais pistas de decolagem no voo livre brasileiro, os três cadeirantes decolarão para um voo duplo sobre a cidade de Tibagi no período da tarde.

Quem quiser, pode participar

O voo livre duplo também estará disponível para a comunidade e turistas. Basta reservar horário com os pilotos Márcio, no (41) 8832-4355, e Kauan, no (41) 9918-2070. Fotos e vídeos de voos sobre Tibagi, do Morro da Comuna, estão no site da empresa: www.voeventonorte.com.br.

Apoio

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, é a principal apoiadora do evento, que conta também com parceria do Instituto Ambiental do Paraná e patrocínio do Hotel Itagy, Pousada Longe Vista, Brasil Foods, Unimed Ponta Grossa e Restaurante do Morro.

Cronograma


Saída de Ponta Grossa: Quinta-feira, dia 17


- 8h30: Coletiva de Imprensa


Local: Estacionamento do Supermercado Tozetto Jardim Carvalho



1° Almoço em Carambeí: Quinta-feira, dia 17


12 horas: Coletiva de Imprensa


Local: Churrascaria Lugano



1° Pernoite em Castro: Quinta-feira, dia 17


20 horas: Hotel Central



2° Almoço em Castro: Sexta-feira, dia 18


12 horas: Coletiva Imprensa


Local: Restaurante do Morro



2° Pernoite em Castro: Sexta-feira, dia 18


20 horas: Hotel Central



3° Almoço em Tibagi: Sábado, dia 19


12 horas: Coletiva Imprensa


Local: Restaurante a ser definido




Parada de descanso em Tibagi: Sábado, dia 19


15 horas


Local: Parque Estadual do Guartelá



Chegada em Tibagi: Sábado, dia 19


16 horas: recepção


Local: Calçadão do João Doca



4o Pernoite em Tibagi: Sábado, dia 19


20 horas


Local: Hotel Itagy



Jantar: Sábado, dia 19


21 horas


Local: Restaurante Itagy



Esportes de Aventura: Domingo, dia 20


9 horas: Rafting no Rio Tibagi


14 horas: Voo Livre no Morro da Comuna



Almoço: Domingo, dia 20


12 horas


Local: Restaurante Veneza



Equipe:


Motorista: Marco Antonio


Massagista: Ângela Maria


Auxiliar Geral: Rose Mere


Staff cadeirante I: José Clério Rosa


Staff cadeirante II: Noel Guilherme


Staff cadeirante III: Anderson Charão Sobrinho


Cadeirante I: Édson Ernani Mikos


Cadeirante II: Noel Kostiurezko


Cadeirante III: Jorge Marcos Arruda


Responsável técnico: Professor Jean Leonardo Loss Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário