“Eu gosto de ser criança porque posso brincar bastante”. A afirmação é de João Paulo Moreira, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Ida Viana, que aproveitou toda a estrutura que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura colocou à disposição e fez valer este seu direito. Ele desceu no escorregador inflável e voltou para a fila, querendo mais. Junto dele, outras centenas de estudantes de todas as escolas municipais, creches, escolas de educação infantil e da Apae da cidade participaram de um dia cheio de atividades, nesta quarta-feira (13), especialmente programadas para celebrar o Dia da Criança.
De manhã, alunos envolvidos no programa Criança Cidadã saíram em passeata pelas ruas centrais levando cartazes com alertas sobre drogas, pedofilia, bulling e trânsito, entre outros. Em seguida, o Ginásio de Esportes Quirão concentrou a criançada num parque infantil cheio de atrações, como cama elástica e brinquedos infláveis, além de lanchinho com pipoca e suco. No paredão do ginásio, todos os olhos se voltavam para as cordas manuseadas pelos agentes de Defesa Civil do Posto de Bombeiro Comunitário: era o rappel.
“Primeira vez que eu fiz rappel e não é difícil, é legal”, disse Natan da Luz, de 12 anos estudante da Escola Municipal Telêmaco Borba. Quando chegar em casa, João Paulo Moreira, 10, da Escola Ida Viana, vai ter muito o que contar aos pais. “Conversei com os piás das outras escolas, fiz bastante amizade”, revela o garoto. Paola Pedroso Bueno, 10, da Telêmaco Borba, também saiu satisfeita: “gostei mais da cama elástica, a gente se solta”. Já Milena Morais, sua coleguinha de turma, 10 anos, achou a brincadeira completa. “Teve brinquedo, pipoca, tudo”, definiu.
O Dia da Criança também é diversão para os adultos que acompanharam as crianças. A professora Juliana Lopes da Luz, da Escola Telêmaco Borba, comenta que a interação entre as escolas foi o ponto alto. “Além das brincadeiras diferenciadas, que a gente não tem sempre”, completa. Sua auxiliar de classe, Olinda Maria de Souza, ainda realça que nas brincadeiras os pequenos aprendem a ter mais disciplina. “Eles aprendem a esperar pela vez deles, têm noções de respeito aos coleguinhas”, destaca.
Interior
A estrutura da diversão também vai para o interior do município. Nesta quinta-feira (14), os brinquedos serão levados para a Escola David Federmann, no distrito de Caetano Mendes. Sexta (15), será a vez dos alunos da Escola São Bento.
Palestra com Christiane Yared
Na mesma semana em que se comemora o Dia da Criança, há o Dia do Professor (15) e para celebrar a data, professores do ensino municipal fundamental são convidados a assistir palestra com Christiane Yared, fundadora do Instituto Paz no Trânsito. O evento será quinta-feira (14), às 19 horas, no Teatro Municipal. A curitibana que defende mudanças na legislação de trânsito é mãe do jovem Rafael Yared, vítima do acidente provocado pelo ex-deputado Carli Filho no ano passado. A palestra terá transmissão ao vivo pela internet no www.tibagi.pr.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário