O dia do rio, 24 de novembro, foi marcado de forma especial
Para recolher o lixo, o grupo usou botes de raffiting. Nas corredeiras, ao invés de adrenalina, os participantes encontraram muitas garrafas pets, sacolas plásticas e todo tipo de dejeto. O lixo recolhido foi encaminhado para a associação municipal de catadores. Depois de separado, boa parte seguiu para empresas de reciclagem.
O dia ainda contou com palestras educativas e foi encerrado com uma peça teatral organizada pela ONG Patrulha ecológica do rio Tibagi (PERT). A peça, “água, a vida por uma gota”, traz o Tibagi como um velho ancião que observa a atitude dos homens. Durante o espetáculo o rio aparece poluído e sem mata ciliar. “O objetivo é conscientizar a população a preservar e resgatar os mananciais degradados”, explica Alisson Batista, idealizador da peça.
Campanha de reciclagem
A secretaria municipal de turismo e meio ambiente aproveitou o dia do rio para lançar oficialmente a campanha municipal de separação e coleta de lixo. A iniciativa, inédita no município, pretende estimular a população a não jogar lixo orgânico e reciclável no mesmo recipiente.
Para informar como fazer a separação do lixo reciclável corretamente, funcionários da secretaria irão promover palestras educativas nas escolas estaduais e municipais. Um folheto informativo já foi elaborado e deve começar a ser distribuído em breve.
Além disso, o município irá disponibilizar um caminhão equipado só para recolher o lixo “limpo”, plástico, papel, vidro e metal. O caminhão percorrerá as ruas da sede do município todas às quintas-feiras. O projeto começa a funcionar na primeira quinta-feira de dezembro, dia 5.
Todo lixo recolhido será encaminhado para a associação municipal de catadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário