Há dois anos Josiane Padilha da Silva, de 17 anos, frequenta as aulas do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR), pelo Território Caminhos do Tibagi. Ela é do município de Ortigueira e leva a formação técnica como oportunidade de desenvolver a propriedade rural de sua família. Após contato com novas formas de produção na Horticultura, Josiane vai implantar uma horta orgânica para utilizar os recursos disponíveis da propriedade. A ideia é render a seus produtos o conceito de livres de defensivos agrícolas utilizando caldas para combater as pragas e doenças.
As técnicas alternativas podem garantir uma produção de qualidade e sem químicos. São formas saudáveis de assegurar a distância, por exemplo, do pulgão. “Basta usar pimenta e água, neste caso”, conta Josiane. Para espantar a lesma que também destrói as plantações, a empreendedora diz que usa chuchu com batata e alho com flor de cravo combatem pragas e doenças. “Todas estas técnicas aprendi durante as visitas que realizamos junto ao pessoal do PEJR e agora poderei aplicá-las na nossa horta”, comenta.
Josiane antecipa que a produção será vendida para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), conhecido como Compra Direta, em que o governo do Estado compra do agricultor familiar os produtos usados na alimentação escolar e em entidades de assistência social. “A implantação já está acontecendo desde o julho em Tibagi”, indica, acrescentando que a não utilização de produtos químicos na horta assegura também uma alimentação mais saudável. “Todos que consumirem essa produção ou trabalharem nela têm, assim, mais qualidade de vida”, pontua.
Dicas: tipos de caldas
Alho com flor de cravo de defunto: utilizada no combate as pragas e doenças
Pimenta e água: combate de pulgão
Fumo e água: combate as pragas
Chuchu com batata: combate a lesma
Nenhum comentário:
Postar um comentário